sábado, 8 de setembro de 2012

Os Sinais Messiânicos



No mês de setembro, dedicado à Bíblia,
a Palavra de Deus de hoje nos fala
dos sinais dos tempos messiânicos,
com os quais Deus manifesta seu Plano de amor
e de libertação para todo seu povo.

Na 1a leitura, o Profeta anuncia ao povo sofrido do exílio
um sinal da iminência da sua libertação:
a cura de surdos, mudos, coxos e cegos. (Is 35,4-7)

 * Para os judeus, a cura dessas doenças era sinal dos tempos messiânicos.

Na 2ª Leitura, Tiago convida a não discriminar as pessoas e
a acolher com especial bondade os pequenos e os pobres. (Tg 2,15)

O Evangelho apresenta a realização da profecia da 1ª leitura: (Mc 7,31-37)

- Jesus abre os ouvidos e solta a língua de um surdo-mudo.
- E o povo, entusiasmado, vê nessa cura um sinal
  da presença do Poder salvífico do Messias e exclama:
  "Tudo ele tem feito bem. Faz os surdos ouvirem e os mudos falarem".
- Como na "criação", quando Deus viu que tudo era bom. (Gn 1,31)

Quem é o surdo-mudo?

É uma pessoa incapaz de escutar... de falar... (a palavra).


Nós também muitas vezes somos surdos  e mudos para a palavra, e devemos ser curados, e PODEMOS ser por Jesus, sermos curados, para podermos amar mais, porque essa nossa surdez e mudez da palavra, ela cria uma barreira que nos impede de amar sem reservas o nosso irmão, o nosso semelhante. E a palavra de Deus ela nos chama a uma mudança. Não apenas a uma mudança de mente, a uma mudança do coração, mas uma mudança da nossa postura, uma mudança da nossa vivência em Deus, da nossa experiência pessoal com ele, e principalmente a um retorno ao Senhor,
Então Jesus cura aquele surdo e aquele mudo. Ele transforma a vida daquele homem de forma irremediável com certeza. E neste gesto é possível e bonito perceber o grande amor e a grande misericórdia de Nosso Senhor que se aproxima de nós, que estende seu amor e as vezes nos deixa toca-lo e as vezes toca.
E este toque de Jesus é bálsamo para nossas feridas, é perdão para nossos pecados quando arrependidos nos reconciliamos com este amor gratuito.
Reconheçamos esta experiência vivida por este homem surdo e mudo aqui também em nossos dias.... Uma comunidade que não ouve corretamente a Palavra de Deus, confrontando com a realidade do seu meio, também se torna muda, não fala e nem faz nada de transformador em direção ao reino de Deus. Uma comunidade que se faz surda diante das necessidades da sua igreja, da sua paróquia não cresce neste reino de Deus, não colhe frutos porque não sabe plantar a palavra porque não a ouve com a voz de Jesus e o ensinamento que ele traz.
Na comunidade de Marcos e também nas nossas há pessoas assim... Essa surdez e mudez são causadas pela arrogância e prepotência dos que não creem em Deus e preferem dar ouvidos somente as vozes da razão.
Conviver e relacionar-se com alguém assim, é difícil e complicadíssimo, a comunidade não sabe mais o que fazer e rogam a Jesus para que imponha as mãos sobre aquele homem. A experiência que fazemos de Jesus é algo muito pessoal, por isso ele toma o homem surdo-mudo e o leva á um lugar á parte. O mundo da pós-modernidade está repleto de rituais e de vozes que só alienam e escravizam o homem. No dia do Senhor que é o domingo, a comunidade dos que creem, se afastam do burburinho do quotidiano, e na comunidade se reúnem a outros que querem e precisam ficar a sós com o Senhor.
As palavras de Jesus e seus gestos no ritual da cura do surdo mudo, lembram o rito batismal quando a graça de Deus abre o nosso coração para que Deus possa entrar e fazer morada. Nas celebrações eucarísticas ou mesmo da Santa Palavra, presidida por um Ministro Leigo ou um Diácono, esse ritual se repete, somos tocados pela Palavra, a força do Espírito Santo a leva para dentro de nós, no mais íntimo do nosso ser, transformando aos poucos a nossa vida, a cura da surdez e mudez não é imediata, mas ocorre em um processo que é dinâmico, vamos ouvindo, nos libertando e anunciando, sempre que experimentamos o Senhor.
Comunidade é, portanto o lugar onde todos se preocupam para que cada um se abra cada vez mais á essa Palavra, as nossas orações e cantos nada mais são do que uma súplica para que o Senhor estenda sobre nós suas mãos, abrindo cada vez mais o nosso coração para a sua graça que nos santifica, nos renova e nos liberta. Agora já dá para sabermos quem é esse surdo-mudo que saiu da celebração anunciando com alegria as maravilhas de Deus
Jesus, no seu primeiro discurso na sinagoga de Nazaré disse que veio para abrir os olhos dos cegos, fazer os surdos ouvirem e libertar os oprimidos, anunciando o ano da graça do Senhor. E é isso que ele faz nos caminhos que percorre. É isso que ele fez aquele homem, não somente libertando-o daquela opressão de reclusão por sua surdez e sua mudez, mas transformando a vida daquele homem para Deus. Esta é a proposta de Jesus.
Isto é o que Jesus nos pede todos os dias olhos para enxergar seu infinito amor e misericórdia, ouvidos para assimilar suas Palavra e leva-la e propaga-la a todas as criaturas. Para isso ele nos toca hoje, toca nossos ouvidos, toca nossa boca, tira nosso medo e nos leva a testemunhar esta renovação de vida, esse retornar para Deus, limpos e dinâmicos, reconciliados e predisposto a ouvir esta palavra que todos os dias está aqui.
Que Nosso senhor hoje, abra os nossos ouvidos de forma diferente, abra nossa boca para sermos mais cristãos, mais irmãos e principalmente abra nosso coração para sua palavra, Que como aquele homem ele também hoje nos cure, nos toque de forma profunda e decisiva.

Boa Celebração a todos!

Um comentário:

  1. Senhor Jesus, impõe sobre mim as tuas mãos e liberta-me de toda cegueira e mudez que existir, liberta-me do egoísmo que impede a comunicação com meu próximo

    ResponderExcluir